o segredo da juventude é acompanhar a evolução dos consoles. quem viu aquela imagem pixelizada de 8 bits com bigodes dificilmente conseguiria imaginar o super Mario atual.
isso tudo porque os personagens tinham que ser apenas ícones simples para poderem ser representados pelos limitados recursos tecnológicos.
quando ainda era chamado de junp mario(como a maioria dos jogos do começo dos anos 80) tinha só três cores : pêssego para a pele;azul para bota, olhos e cabelo; e vermelho para o boné e o macacão.
para ter um corte de cabelo, bastava dois pixels azuis nas costelas, deixando-o semelhante a ahigeru myiamoto, seu criador.
hoje, os personagens tem roupas modernas, profundidade psicológica e poligomos, as formas usadas na criação das imagens em 3D quanto mais avançado o jogo, mais poligonos ele tem como um quebra-cabeça, cada um se liga ao outro.
o problema é que, quanto maior o numero, maior deve ser a capacidade de processamento do console, o que faz os criadores economizar em poligonos, preferindo usa-los no que vai ser mais aparente: os personagens, por exemplo.
assim, alguns cenários ganham menos poligonos(deixando a aparência "quadrada'') para o jogo não ficar pesado demais, a empresa australiana afirma ter inventado um um novo modo de fazer games, baseado em moléculas. em vez de poligonos, ela sugere a criação de átomos virtuais, o que aumentaria em 100mil vezes o nível de detalhamento.
a euclideon diz ter feito uma ilha que teria 21.062.352.435.000 poligonos. há quem a acuse de charlatanismo. mas, fato os personagens estão cada vez menos parecidos com blocos de concreto e mais pessoas reais.